31459

 

   Lenda - Não permanecer parado com a primeira marcha engatada.


   Realidade - Certas regras antigas perderam a validade com o desenvolvimento dos carros, mas ainda têm seguidores.      Ao contrário    do que muitos aconselham, permanecer parado (num semáforo, por exemplo) com a primeira marcha  engatada e a embreagem      toda acionada não desgasta as atuais embreagens, com platô de mola diafragmática  ("chapéu chinês"), embora ocorresse nas  antigas, com platô de seis ou nove molas helicoidais. A explicação é que a mola  diafragmática fica com carga mínima quando o pedal  está todo apertado, desta maneira não "cansando" a mola.

dicasreparacaomitos


  Lenda - Amaciar o motor requer vários cuidados.

 
  Realidade - Não são poucos os motoristas que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos  percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 quilômetros. Hoje a regra é outra: basta evitar rotações acima de 3.000 rpm por 100  ou 200 km iniciais. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor.

 

 

ar_condicionado_automotivo

 

 

O gás circulante dentro do sistema de ar condicionado possui uma quantidade de óleo junto a ele para manter lubrificados os componentes internos. Quando o sistema fica muito tempo sem funcionamento (inverno, por exemplo) este óleo não circula o que pode provocar travamento em algum componente interno e também permitindo que as mangueiras iniciem um processo de ressecamento e trinca. É muito comum que ao ligarmos o AC depois de muito tempo parado que vazamentos por este motivo.

tanque-32

 

 

Dentro do tanque de combustível existe uma bomba de combustível que é acionada por um motor elétrico. O arrefecimento (refrigeração) deste motor é feito pelo próprio combustível que está dentro do tanque. Quando a quantidade de combustível é pequena (abaixo de ¼), este motor elétrico trabalha aquecido, aumentando seu desgaste, o que diminuirá sua vida útil.

 

mystiqueCarro parado e mão no câmbio de marchas prejudicam o sistema.

Descansar a mão sobre a alavanca de câmbio provoca desgaste acentuado no sistema, deixando a alavanca folgada e imprecisa provocando aquelas “escapadas de marcha”.

Utilize a alavanca apenas para trocar marchas.

Conecte-se com a gente!

Antes de sair, faça uma visita em nossas redes sociais!

Curta, compartilhe e faça parte da nossa história você também!

facebook azul youtube original

Oficinas Credenciadas

Área Restrita