ar_condicionado_automotivo

 

 

O gás circulante dentro do sistema de ar condicionado possui uma quantidade de óleo junto a ele para manter lubrificados os componentes internos. Quando o sistema fica muito tempo sem funcionamento (inverno, por exemplo) este óleo não circula o que pode provocar travamento em algum componente interno e também permitindo que as mangueiras iniciem um processo de ressecamento e trinca. É muito comum que ao ligarmos o AC depois de muito tempo parado que vazamentos por este motivo.

tanque-32

 

 

Dentro do tanque de combustível existe uma bomba de combustível que é acionada por um motor elétrico. O arrefecimento (refrigeração) deste motor é feito pelo próprio combustível que está dentro do tanque. Quando a quantidade de combustível é pequena (abaixo de ¼), este motor elétrico trabalha aquecido, aumentando seu desgaste, o que diminuirá sua vida útil.

 

mystiqueCarro parado e mão no câmbio de marchas prejudicam o sistema.

Descansar a mão sobre a alavanca de câmbio provoca desgaste acentuado no sistema, deixando a alavanca folgada e imprecisa provocando aquelas “escapadas de marcha”.

Utilize a alavanca apenas para trocar marchas.

combustivel_flexPara abastecer os veículos Flex devemos:

1° Antes de Abastecer, o Motor do veiculo deve estar na temperatura de trabalho (90°C – Quando o ponteiro de temperatura estiver marcando mais de ¼)
2° Abastecer no mínimo uns 20 litros de Combustível (álcool ou gasolina)
3° Andar com o veiculo em torno de 00:10h ou mais.

Por que esse procedimento?
O motivo é muito simples, ao abastecer o veículo (no mínimo 20 litros) irá mudar a posição do sensor de nível do tanque (antiga bóia do tanque), a central eletrônica irá receber essa informação. Com isso ela ficará monitorando por um tempo o sensor que fica no escapamento (Sonda Lambda) no qual ela entra em funcionamento em 300°C, esse sensor (sonda lambda) que irá identificar qual o tipo combustível que foi colocado no tanque (álcool ou gasolina) por isso o veiculo tem que estar na temperatura normal de trabalho, para que a reprogramação possa ser refeita.

OBS: Não importa se está usando o mesmo tipo de combustível no reabastecimento, toda vez que reabastece tem que fazer esse procedimento, pois pode ter a dificuldade do funcionamento do veículo e até aumentar o consumo.

Economizar-gasolina-ponto-mortoAinda temos pessoas que acham que o veiculo irá economizar se desengatar (famosa banguela). Isso acontecia para alguns veículos carburados, pois nem todos economizavam dessa forma, sem contar a segurança dos ocupantes. Caso o veiculo morresse (para de funcionar) ficava “sem freios”.

Hoje todos os veículos que possuem o sistema de injeção Eletrônica (ECU) têm uma estratégia que se chama CUT – OFF. A ECU (o mais importante componente do sistema de Injeção eletrônica, por muitos chamada de cérebro, pois recebe as informações proveniente dos sensores; analisa, compara à parâmetros pré estabelecidos e finalmente, comanda os atuadores para manter o motor em funcionamento sob qualquer condição climática. E acima de tudo, com a melhor eficiência possível.) é responsável pelo corte de combustível (CUT –  OFF) em caso da rotação do motor (RPM) estiver acima de 1500rpm e ninguém estiver pisando no acelerador e com o veiculo engrenado.

Ex: Caso você esteja com o seu veiculo na estrada a 100 Km/h e em uma descida, nessa velocidade a rotação do motor deve estar mais ou menos a 3.000 rpm nesse momento se tira totalmente o pé do acelerador, o carro irá continuar andando e a Central da Injeção (ECU) irá cortar completamente o sistema de combustível, caso mantenha o veiculo engrenado e dessa forma não se perde o freio pois o sistema continua tudo ligado.

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