Pneus_novoLenda - Pneus novos devem ser usados sempre na dianteira.

Realidade - O hábito de manter os pneus mais desgastados na traseira pode levar a um comportamento perigoso em curvas com piso molhado. Se esse eixo escapar, o motorista terá de ter habilidade de piloto para corrigir a derrapagem. Por isso, é preferível uma escapada de dianteira, cuja correção é instintiva, bastando aliviar o acelerador e esterçar mais o volante para dentro da curva. Por falar em pneus, não se comova - relacionando a um carro bem-cuidado - com o argumento de que "o estepe nunca rodou". Além do quê isso nada significa, pois o pneu pode acabar sem utilidade se vencer o prazo de cinco anos de vida útil da borracha.

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   Lenda - Não permanecer parado com a primeira marcha engatada.


   Realidade - Certas regras antigas perderam a validade com o desenvolvimento dos carros, mas ainda têm seguidores.      Ao contrário    do que muitos aconselham, permanecer parado (num semáforo, por exemplo) com a primeira marcha  engatada e a embreagem      toda acionada não desgasta as atuais embreagens, com platô de mola diafragmática  ("chapéu chinês"), embora ocorresse nas  antigas, com platô de seis ou nove molas helicoidais. A explicação é que a mola  diafragmática fica com carga mínima quando o pedal  está todo apertado, desta maneira não "cansando" a mola.

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  Lenda - Amaciar o motor requer vários cuidados.

 
  Realidade - Não são poucos os motoristas que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos  percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 quilômetros. Hoje a regra é outra: basta evitar rotações acima de 3.000 rpm por 100  ou 200 km iniciais. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor.

 

 

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O gás circulante dentro do sistema de ar condicionado possui uma quantidade de óleo junto a ele para manter lubrificados os componentes internos. Quando o sistema fica muito tempo sem funcionamento (inverno, por exemplo) este óleo não circula o que pode provocar travamento em algum componente interno e também permitindo que as mangueiras iniciem um processo de ressecamento e trinca. É muito comum que ao ligarmos o AC depois de muito tempo parado que vazamentos por este motivo.

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Dentro do tanque de combustível existe uma bomba de combustível que é acionada por um motor elétrico. O arrefecimento (refrigeração) deste motor é feito pelo próprio combustível que está dentro do tanque. Quando a quantidade de combustível é pequena (abaixo de ¼), este motor elétrico trabalha aquecido, aumentando seu desgaste, o que diminuirá sua vida útil.

 

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