E para começar o ano com novas dicas técnicas, segue mais uma do pessoal da Ciclo e Diagweb. Bons negócios!

 Marca: Toyota
 Modelo: Camry, Corolla, Hilux Flex, Rav4
 Sistema: Injeção

 Defeito: Veículo perde o controle do acelerador, luz da injeção acende Código de falha P2118.

 Histórico:

 Normalmente o defeito ocorre após uma queda na tensão da bateria, durante trocas da bateria, partidas com bateria fraca ou enxerto (chupeta) com  cabos auxiliares.

 Causa: Fusível do sistema ETCS queimado. A queima ocorre porque quando a tensão do sistema cai a corrente do circuito aumenta para quase o dobro do valor, causando a queima do fusível.

 

 Local do fusível ETCS na caixa do vão do motor.

 

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Exemplo da tampa da caixa de fusíveis de um Toyota Camry.

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fonte: portal do mecânico

 

Procedimento de Reset indicador de Óleo com Rasther III

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Por que não encher o tanque até a boca?

Prática pode danificar importante componente no veículo

Fonte: 03-04-14 | Texto: Cesvi | Foto: Divulgação

 

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Usar o carro com o tanque de combustível na reserva pode danificar componentes do veículo, como a bomba elétrica. Mas você já parou para pensar na situação inversa? Dá para encher o tanque até a boca, passando do limite especificado no manual do veículo e da trava automática da bomba de combustível do posto de gasolina?
Ao chegar ao posto, pedimos ao frentista para encher o tanque, e ele abastece até o momento em que a bomba de combustível do posto trava. Mas e se ele continuar e forçar o abastecimento, muitas vezes para arredondar o valor? O que pode acontecer?
Bom, isso pode danificar o cânister. Quem? Isso mesmo, o cânister. É a peça que fica instalada entre o tanque de combustível e a admissão do motor, e tem o objetivo de filtrar vapores, para reduzir os gases prejudiciais que são emitidos pelo veículo.
Se o combustível ultrapassar o limite indicado no manual, poderá inundar o cânister. Com o cânister inundado, além dessa importante filtragem não acontecer, o combustível pode fazer com que os carvões desse componente se desprendam, danificando outros itens mecânicos.
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O manual do proprietário informa a capacidade máxima em que o tanque de combustível pode ser abastecido. Geralmente esse limite é pelo menos 10% inferior à real capacidade máxima do tanque. Para garantir.
Então, é simples: não peça para o frentista do posto continuar enchendo o tanque de combustível após o travamento da bomba.

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