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A Jeep anunciou nesta sexta-feira (15) o recall de Renegade e Compass por uma possível falha nos dos relés dos sistemas de ignição e injeção de combustível. O defeito pode levar ao desligamento inesperado do motor em 92.081 unidades.

O chamado envolve unidades de ano/modelo 2017/2018 e os proprietários devem levar os veículos às concessionárias para o reparo gratuito a partir de 18 de junho.

Veja os chassis envolvidos:

  • Jeep Renegade 2017/2018: últimos 6 dígitos de 129173 a 186288 - 38.931 unidades
  • Jeep Compass 2017/2017: últimos 6 dígitos de H34693 a H93627 - 53.931 unidades

De acordo com a montadora, foi detectada que uma eventual falha dos relés poderá acarretar no funcionamento irregular do motor e, em casos extremos, o seu desligamento inesperado.

Isso pode comprometer as condições de dirigibilidade do veículo, aumentando o risco de colisão, além de possibilitar a ocorrência de danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e terceiros.

A fabricante informa que a falha mencionada pode ser observada mediante o acendimento da luz-espia da bateria no quadro de instrumentos do veículo. Caso isso ocorra, o motorista deve ir imediatamente a uma concessionária da rede Jeep.

O tempo de reparo é de, aproximadamente, 30 minutos e a empresa solicita o agendamento prévio para o conserto.

Para mais informação, a Jeep disponibiliza o site ww.jeep.com.br e o telefone 0800 703 7150.

 

 

 

 

Fonte: G1/Carros

 

A Toyota anunciou um recall envolvendo a picape Hilux e o utilitário SW4. Nesse chamado, o motivo é a falha nos sensores dos airbags frontais, laterais e de cortina em unidades produzidas entre outubro de 2015 e março de 2016. No total, são 105 veículos afetados.

Segundo a marca, há a possibilidade dos sensores de airbags que detectam impactos terem uma falha interna, ou seja, eles não funcionarão corretamente em caso de acidentes que resultem em colisões. O problema dá sinais ao motorista, já que ele é alertado por meio de uma luz de advertência do airbag que se acenderá no painel. Se houver acidentes, há risco de lesões físicas aos ocupantes do veículo.

 

A Toyota fará a inspeção nos modelos convocados e, se for necessário, realizará a troca preventiva dos sensores dos airbags gratuitamente.

Para agendamento do recall e mais informações, a Toyota conta com seu site oficial e o telefone 0800 703 0206. O chamado atinge 72 unidades da Hilux e 33 unidades da SW4. Abaixo, confira o número dos chassis envolvidos:

Hilux (fabricada entre 21/10/15 e 19/3/16)

chassis 8AJBA3CD* – de G1568026 a G1568132

SW4 (fabricado entre 4/12/15 e 21/3/16)

chassis 8AJBA3FS* – de G0221919 a G0221953

SW4 (fabricada entre 4/12/15 e 21/3/16):

chassis 8AJBU3FS* – G0020057

 

 

 

Fonte:utomaistv.com.br

Mercedes-Benz GLC (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz GLC (Foto: Divulgação)

 

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou nesta quarta-feira (23) um recall do GLC, ano 2015 a 2018, por causa de uma falha que afeta o funcionamento correto dos cintos traseiros.

Chassis envolvidos

  • WDC0G4GW1GF000443 a WDC0G4GW8JF439341

Segundo a fabricante, as fivelas dos cintos traseiros podem se retrair de forma inadequada e inviabilizar a fixação correta do cinto para os passageiros.

Em caso de acidente, o risco de ferimentos é maior. Para corrigir a falha, a Mercedes-Benz vai instalar gratuitamente um guia de posicionamento das fivelas.

O reparo deve ser agendado diretamente com a oficina autorizada ou concessionária e deve levar cerca de 1 hora. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato pelo telefone 0800 9709090.

 

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/carros

Donos de Nissan Tiida têm enfrentado problemas para trocar os airbags do carro (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Nissan anunciou na última segunda-feira (21) que os donos de 35.413 unidades do Tiida, nas versões hatch e sedã, poderão realizar o complemento do recall dos "airbags mortais" da Takata a partir desta quarta-feira (23). O serviço é gratuito.

Estas unidades já haviam sido convocada para recall das bolsas frontais no ano passado. Porém, apenas o airbag do lado do motorista foi substituído. Agora, a marca irá trocar o componente do lado do passageiro.

A falta de peças do lado do passageiro causou reclamações de clientes. Alguns relatam que aguardaram por meses sem saber quando poderiam realizar a troca completa.

Veja abaixo os detalhes deste recall

  • Tiida hatch (33.431 unidades) - produção entre maio de 2007 a outubro de 2012
  • Tiida Sedan (1.982 unidades( - produção entre agosto de 2011 a julho de 2012

Chassis: não sequenciais: 3N1BC13D08K190006 a 3N1BC1CDXDK203158

O que são os airbags mortais

Airbag da Takata pode lançar pedaços de metal contra os passageiros (Foto: REUTERS/Joe Skipper) (Foto: REUTERS/Joe Skipper) 

 
O defeito veio à tona 5 anos atrás, envolve mais de 30 milhões de veículos, e também está relacionado com as mortes de pelo menos 22 pessoas, além de 180 feridos (conheça a história de algumas vítimas). Não há relato de nenhuma ocorrência no Brasil.

A falha está na vedação do insuflador, onde fica o gás que faz o airbag ser acionado. Com isso, essa peça pode trincar e também alterar o gás, devido à exposição à umidade.

Assim, quando há uma colisão e o airbag deve ser acionado, ele não abre corretamente, e explode. O insuflador (que tem peças metálicas) se parte e seus pedaços são atirados contra os ocupantes dos veículos. Até por isso, os ferimentos de algumas vítimas foram confundidos com facadas ou tiro.

O caso da Takata motivou o maior recall da história. A fornecedora se declarou culpada e aceitou pagar uma multa de US$ 1 bilhão nos EUA.

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/carros/

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