Este é um pequeno guia para ajudar você a identificar a infinidade de luzinhas que acendem e apagam no painel do carro. Vamos começar pelas mais básicas:

luzes espia no painel do carro

1. Luz indicadora de temperatura alta - Problema grave no sistema de arrefecimento, pode ter furado uma mangueira do radiador, melhor parar o carro e chamar socorro. Se você persistir, o aquecimento excessivo poderá danificar seu motor e causar um bom prejuizo.

2. Check de motor ou luz de injeção - Ela acende para avisar que há algum problema com o sistema de injeção. Nada muito grave, dá até para continuar rodando assim, mas é preciso descobrir o que houve, pois seu carro começará a gastar muito combustível e a emitir muita fumaça e aí, já viu... o Kassab vai ficar bravo.

3. Luz da pressão do óleo - Problema grave, a pressão do óleo caiu. Isso significa que há pouco óleo no motor ou a bomba de óleo quebrou. Pare o carro e chame o socorro.

4. Farois acesos - nada grave.. ;-)

5. Portas abertas - Alguma porta do carro não foi fechada corretamente e poderá abrir em movimento. Dependendo de quem cair na rua, poderá ser muito grave.

7. Luzes do pisca estão ligadas, faça a curva (para o lado certo) ou desligue-as.

8. Farol de neblina está ligado. Em alguns casos, ligar os farois de neblina também significa ligar uma lâmpada vermelha na traseira do carro que perturba bastante se não tem neblina nenhuma. Então procure usar o equipamento no momento correto.

9. Luz de aviso do freio - Ou o freio de mão está puxado ou há problemas com seu sistema de freios. Está na hora de visitar a Automatik o quanto antes. Reduza a velocidade antes para não passar reto.

10. Luz de aviso da bateria - Se acender enquanto você está rodando, a bateria não está recebendo carga. O carro continuará funcionando (mal), mas toda a parte elétrica pode ficar comprometida e a bateria irá descarregar rapidamente. Visite o auto-elétrico o quanto antes, talvez o alternador tenha ido pro espaço..

11. Pisca alerta - use somente com o carro parado. Ligar o pisca alerta com o carro em movimento (como em dias de neblina ou de chuva, por exemplo), é um perigo muito grande, pois os outros motoristas podem pensar que você está parado e provocar um acidente.


luzes espia

12. Luz do ABS - ABS é o sistema que impede que as rodas do carro travem numa freada mais forte, com o chão molhado, por exemplo. Isso evita que seu carro escorregue e corra o risco de você perder seu controle. Quando você liga o carro a luz acende e logo apaga para fazer uma checagem, mas se ela insiste em ficar acesa, então há algo errado com o sistema ABS que precisa ser checado.

13. Luz de falta de combustível - Não precisa explicar muito, não é? Alguns carros flex também tem uma parecida que indica a falta de gasolina no reservatório de partida a frio. Sem essa gasolina, o carro fica muito difícil de pegar de manhã cedo.

14. Luz de aviso padrão - Ou luz do "algo errado". Esse é um aviso genérico que pede sua presença na oficina, será que você não trancou o cachorro no porta-malas?

15. Luz de problemas no módulo eletrônico - Alguns carros automáticos possuem apenas um módulo para gerenciar tanto a transmissão automática quanto a injeção eletrônica (e demais funções do veículo). A luz indica que algo errado está acontecendo, sugiro comparecer a Automatik o quanto antes.

16. Lampadas queimadas - Alguns carros possuem este recurso que avisa se alguma lâmpada queimou.

17. Luz de problema no circuito elétrico - Esse aviso indica que há algum problema elétrico, visite o auto-elétrico.

18. Aviso do cinto de segurança aberto- Aperte o cinto! Não sabe que além de perigoso é proibido andar sem o cinto de segurança?

19. Air bag com problemas - Não é uma emergência, mas quando essa luz não quer apagar, provavelmente o air bag não irá funcionar em caso de colisão.

20. Air bag lateral com problemas - O mesmo que acima, para airbag lateral, presente em alguns carros mais bacanas.

21. Baixa pressão nos pneus - Alguns carros tem isso também, indica um pneu murcho. Procure manter os pneus calibrados, pneus vazios desgastam-se irregularmente, fazem o carro gastar mais combustível e podem provocar acidentes.

luzes espia painel

22. Desembaçador do parabrisas - Indica que o desembaçador do parabrisas está ligado.

23. Desembaçador traseiro - Essa luz acende para avisar que o desembaçador do vidro de trás está ligado.

24. Luz Overdrive desligado - Overdrive é a marcha mais longa de um câmbio automático. Algumas transmissões tem um botãozinho que permite que essa marcha nunca engate para evitar excesso de mudanças, quando andando no trânsito da cidade, por exemplo. Se você for pegar a estrada, é melhor ligar o Overdrive, isso ajudará a andar mais rápido e gastando menos combustível.

25. Luz de aviso da cadeirinha do bebê - Alguns carros tem isso também, se a cadeirinha do bebê não estiver corretamente instalada, a luz pode acender, só espero que isso aconteça antes do bebê aparecer perto do seu sapato.

26. Luz da tração integral - Essa luz indica que você ligou o 4x4 do seu carro. AWD quer dizer All Wheel Drive, tração em todas as rodas. Use isso somente se você precisar atravessar um trecho de lama (já que neve vai ser meio difícil aqui na Sambalândia). Se você deixa o 4x4 ligado o tempo todo (a não ser que seu carro conte com tração integral computadorizada), vai ver só o tamanho da conta de combustível no fim do mês e ainda vai tornar suas manobras mais difíceis de fazer.

27. Luz do esguicho do parabrisa - indica que você está jogando aguinha no parabrisas e os limpadores estão funcionando. É sempre bom manter o reservatório cheio, nunca se sabe se um pombo malvado irá fazer as necessidades no seu vidro, ainda mais com essa proliferação de idosos que os alimentam.

28. Luz do fluido de freios - Uma luzinha rara, indica que há problema com o fluido de freio, leve o carro para a Automatik.

29. Piloto Automático ativado - Indica que o sistema que mantém a velocidade constante sem necessidade de pisar no acelerador está ativado. Isso não quer dizer que você pode largar o volante, mas ajuda muito a não receber multas por excesso de velocidade.

30. Luz das travas de segurança das portas traseiras - Se estiver aceso indica que as portas traseiras não podem ser abertas pelo lado de dentro. As pessoas que lá estiverem ficarão confinadas. Isso é muito bom para evitarmos a perda de filhos.

 

Fonte: www.automatik.com.br

images

 

 

Lenda - Rodar com pouco combustível faz aspirar a sujeira do tanque.

 

Realidade - Muitos não trafegam com pouco combustível por receio de que a sujeira do fundo do tanque seja aspirada, entupindo os filtros. Na verdade, como o tubo de captação ("pescador") fica próximo ao fundo, eventual sujeira seria aspirada mesmo com o tanque cheio até a boca.

A função da vela de ignição é conduzir a alta voltagem elétrica para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Apesar de sua aparência simples, é uma peça que requer para sua concepção a aplicação de tecnologia sofisticada, pois o seu perfeito desempenho está diretamente ligado ao rendimentodo motor, os níveis de consumo de combustível, a maior ou a menor carga de poluentes nos gases expelidos pelo escape.

 

 

   Resiste a altas tensões de 20.000 a 30.000 V, provenientes do sistema de ignição
    
Resiste à corrosão química causada pelos gases de combustão.
Resiste à altas pressões de 50 kg/cm².

Resiste a choques térmicos, pois suporta grandes variações de temperatura, que podem variar de 70°C (temperatura de mistura ar/combustível) até 2.000°C (temperatura de pico no momento da combustão).

 

 

Fonte: http://www.ngkntk.com.br

 

 

 

Carro_AmassadoLenda - Chapas finas resultam em pouca resistência em colisões.

Realidade - Ainda persiste entre alguns a idéia de que o carro seguro é aquele que não se amassa em acidentes, motivo de desconfiança das chapas de aço mais finas usadas nos modelos atuais. Em outros tempos olhava-se com orgulho o pára-lama pouco amassado após uma colisão, mesmo que isso implicasse em um tremendo impacto dos passageiros contra o interior. Hoje se sabe que o melhor é a chamada "estrutura diferenciada", em que apenas a cabine é rígida. As partes dianteira e traseira devem absorver ao máximo o impacto, para uma desaceleração mais suave aos ocupantes do veículo. Aliás, esse é motivo suficiente para jamais se transportar alguém, como uma criança, no compartimento de bagagem das peruas.

Pneus_novoLenda - Pneus novos devem ser usados sempre na dianteira.

Realidade - O hábito de manter os pneus mais desgastados na traseira pode levar a um comportamento perigoso em curvas com piso molhado. Se esse eixo escapar, o motorista terá de ter habilidade de piloto para corrigir a derrapagem. Por isso, é preferível uma escapada de dianteira, cuja correção é instintiva, bastando aliviar o acelerador e esterçar mais o volante para dentro da curva. Por falar em pneus, não se comova - relacionando a um carro bem-cuidado - com o argumento de que "o estepe nunca rodou". Além do quê isso nada significa, pois o pneu pode acabar sem utilidade se vencer o prazo de cinco anos de vida útil da borracha.

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