Como o Controle Eletrônico de Estabilidade operar?

Quando ESC detecta uma perda de controle da direção, ESC aplica automaticamente os freios para ajudar a manobrar o veículo em que o condutor tem a intenção de ir. Travagem é aplicada automaticamente às rodas individuais, dependendo da situação. ESC normalmente consiste nos sistemas eletrônicos de controle de tração e ABS usando vários sensores como sensor de ângulo do volante, sensor de taxa de guinada, sensor de aceleração lateral e sensor de velocidade da roda para monitorar a direção do veículo de viagem e curso pretendido do motorista. CES não pode ser instalado e precisa ser montado antes da venda.

 

Qual é a eficácia ESC? 

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ESC é um sistema de segurança comprovado. Pelo menos 40% dos acidentes rodoviários mortais são o resultado de derrapagem. Estudos internacionais mostram que ESC reduz acidentes derrapagem entre 25% e 35%, dependendo das condições da estrada.

 

 

Como posso saber se meu carro tem ESC?

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Apesar de Controle Eletrônico de Estabilidade é oficialmente abreviado como ESC, a tecnologia em seu carro pode ser chamado de ESP (Programa Electrônico de Estabilidade), DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade), VSA (Vehicle Stability Assist), VSC (Controle de Estabilidade do Veículo), ou outras alternativas dependendo da marca do carro.Infelizmente, ESC não é sempre instalado como padrão ou disponíveis em todos os veículos. Pergunte ao seu revendedor para obter mais informações sobre o ESC e se ele é montado em seu carro ou disponível como uma opção no ato da compra.

 

Será que todos os carros de 5-estrelas têm ESC?

Para um carro a ser premiado com 5 estrelas, ESC deve ser de pelo menos opcional em todas as versões do modelo testado à venda na UE-27. Além disso, ESC deve estar presente em 90% ou mais de todas as variantes vendidos na UE-27. Atualmente, a Euro NCAP não testar ou comparar o desempenho de vários sistemas ESC, mas comparou o desempenho dos carros com e sem ESC.

 

Devo sempre ligar ESC?

É mais seguro que você nunca desligar ESC. ESC é sempre quando ligar a ignição. Alguns carros podem permitir que o sistema seja desligado manualmente. Desligá-lo produz uma luz de advertência no painel de instrumentos. É aconselhável sempre dirigir com ESC ligado, exceto quando a ativação seria impedir que o veículo de puxar de um terreno escorregadio, rampa ou outras situações semelhantes.

 

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Lenda - Lavagem com água e querosene resgata o brilho da pintura.

 
Realidade - O querosene só deve ser usado na pintura (de preferência diluído; puro, só se necessário) para remover manchas de óleo, piche ou asfalto. Nas lavagens comuns o produto retira a proteção da cera que tenha sido aplicada e ainda resseca as borrachas, podendo causar infiltrações. O correto é lavar o carro com detergente ou xampu neutro, à sombra, e depois aplicar cera não-abrasiva, para proteger a pintura e facilitar a remoção da sujeira na próxima lavagem.

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Lenda - Deve-se aguardar a parada da ventoinha para desligar o motor.

 
Realidade - As ligas metálicas dos motores atuais suportam alta temperatura sem danos. A função da ventoinha é criar fluxo de ar com o motor em funcionamento: não é necessário refrigerá-lo após desligado - por isso em alguns carros ela pára quando se desliga a ignição. Há quem se preocupe tanto com isso que chega a abrir o capô em intervalos da viagem para o motor esfriar...

Lenda - Para menor consumo, use sempre aceleração leve.


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Realidade - Poucas lendas são tão arraigadas como essa. Embora não pareça, é acelerando fundo, desde que em rotações baixas, que se obtém o menor consumo específico (ou seja, em relação À potência obtida) nos motores a quatro tempos do ciclo Otto - a gasolina, álcool e gás natural. A razão é que o acelerador pouco aberto dificulta a aspiração do ar e gera perdas de bombeamento. Origem do efeito de frei-motor quando se corta a aceleração. Portanto, entre usar quarta ou quinta marcha para vencer uma subida a 100 km/h, por exemplo, prefira a quinta, mesmo que precise pisar mais no acelerador. Nos motores a dois tempos ou movidos a diesel, porém, a lenda está certa: deve-se abrir o mínimo possível o acelerador.

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Lenda - Portas travadas dão segurança contra aberturas acidentais.

 
Realidade - Travar o trinco apenas desativa as maçanetas (em alguns casos apenas as externas), sem oferecer qualquer bloqueio adicional: não há, por exemplo, um pino ou tramela que atravesse a coluna. Assim, portas travadas não impedem sua abertura involuntária e ainda dificultam o socorro aos passageiros em caso de acidente - por isso em alguns modelos um sistema as destrava em colisões. Se no trânsito urbano o risco de assalto pode justificar o travamento, na estrada ou em via expressa ainda é melhor manter as portas destravadas.

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