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 Chevrolet Vectra GLS 97 explodiu após curto-circuito em Três Lagoas (MS), em 2008.

 

 O MJ (Ministério da Justiça), por meio da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), abriu na última terça-feira (11) um processo administrativo contra a General Motors do Brasil. A ação se refere à negativa da fabricante em realizar de recall envolvendo 139.252 unidades do sedã Vectra, produzidas entre 1996 e 1998, com risco de apresentar curto-circuito no chicote da bomba de combustível.

 

 O julgamento será feito pelo  DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), com possibilidade de recurso admnistrativo no próprio Senacon. Se condenada, a GM pode ser obrigada a pagar multa de até R$ 7 milhões.

  Procurada por UOL Carros, a assessoria do Ministério da Justiça afirmou, por e-mail, que a marca foi intimada no dia da instauração do processo, e que terá 10 dias para apresentar defesa, a partir da instauração do processo.

  Já a assessoria da GM, por telefone, resumiu-se a dizer que "ainda não recebeu nenhuma notificação do DPDC e entende, portanto, que não cabe especular sobre um tema com o qual ainda não está familiarizada". 

  Conforme reportagem da Agência Pública e da Rede Brasil Atual, reproduzida por UOL Carros em maio deste ano, pelo menos 30 casos de incêndios e explosões foram denunciados, deixando cinco mortos e cinco feridos em estado grave.

 

 Segundo investigação do DPDC, órgão vinculado à Senacon e ao MJ, a montadora identificou o problema ainda em 1998 e chegou a orientar sua rede de concessionárias, usando um boletim de informações técnicas, para que fizessem o reparo das unidades mencionadas.

 

 Entretanto, a marca não realizou nenhum chamado público a seus clientes, em cadeias de rádio, televisão e jornal, conforme determinava o Código de Defesa do Consumidor.

 

 http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/12/justica-quer-multar-gm-por-negar-recall-de-vectra-com-risco-de-explosao.htm.

 

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 A Honda anunciou nesta semana uma penalização para parte do corpo executivo da empresa por conta de problemas de qualidade envolvendo o compacto Fit. Conforme explica a agência de notícias Reuters, parte do dirigentes teve seus salários reduzidos em até 20% após o monovolume ter sido convocado para o quinto recall seguido em apenas um ano. A empresa avalia que os consecutivos chamados estão manchando a reputação da companhia e do próprio modelo – só no último chamado 425.825 unidades foram convocadas no Japão.

 

 

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 “Causamos inconveniências a muitos consumidores, e estamos profundamente arrependidos”, disse o porta-voz da Honda, Akemi Ando, após anunciar o mais recente recall do Fit. A penalização aos executivos acontece ao mesmo tempo em que a empresa enfrenta ações judiciais devido a acidentes envolvendo airbags fornecidos pela empresa Takata. Os componentes estão relacionados a quatro mortes – todas envolvendo veículos Honda – e foram responsáveis pela convocação de milhões de modelos em todo o mundo, incluindo várias marcas.

 

 http://carplace.virgula.uol.com.br/honda-penaliza-executivos-com-reducao-salarial-apos-quinto-recall-fit/

 

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 A Fiat apresenta nesta semana no mercado brasileiro a linha 2015 do compacto 500 com importantes novidades. Produzida no México, a nova gama do modelo desembarca no país com melhorias no acabamento e maior oferta de equipamentos. Conforme explica a marca, o destaque fica por conta do sistema de som da marca Beats, oferecido pela primeira vez no Brasil. O item, opcional, custa R$ 1.900 e traz seis alto-falantes, subwoofer de 8 polegadas no porta-malas e amplificador de 368 Watts.

 

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 Também faz parte do pacote de novidades o console central redesenhado em todas as versões. A alteração no formato da peça proporcionou a incorporação de uma entrada USB adicional, porta-copos duplo e porta-objetos. Além disso, a versão 1.4 Cabrio Air automática ganha novo quadro de instrumentos com velocímetro, conta-giros e indicadores de temperatura e combustível digitais, econômetro e gráfico auxiliar dos sensores de estacionamento; e, por fim, rodas aro 15 redesenhadas.

 

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 Tabela de preços Fiat 500 2015:

 Fiat 500 Cult 1.4 8V Flex – R$ 47.390
 Fiat 500 Dualogic 1.4 8V Flex – R$ 49.600
 Fiat 500 Cabrio 1.4 8V Flex – R$ 56.900
 Fiat 500 Cabrio Dualogic – R$ 59.900
 Fiat 500 Cabrio Automático 1.4 16V Flex – R$ 66.300.

 

 http://carplace.virgula.uol.com.br/fiat-500-2015-chega-com-novidades-no-painel-e-sistema-de-som-da-beats/.

 

 

 

 

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  A Honda está sendo acusada por um grupo de fiscalização de relatar um número menor que o real de casos de feridos e mortos em acidentes envolvendo carros com airbags defeituosos, driblando um sistema   do governo dos Estados Unidos desenvolvido para detectar padrões em falhas automotivas.

 

 O Center for Auto Safety (Centro para Segurança Automotiva, em tradução livre), um grupo de pesquisa que monitora os recalls e defeitos de carros desde que foi fundado, em 1970, pediu ontem aos órgãos reguladores do transporte no país o encaminhamento da Honda ao Departamento de Justiça para uma investigação criminal. A entidade mencionou uma morte em 2009 e um incidente em agosto de 2013 que resultou em um ferido grave e que não foram incluídos nos Relatórios de Alerta Antecipado da marca.

 

  A General Motors informou 1.716 relatos de alerta antecipado de morte e ferimento à NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Trânsito nas Rodovias dos EUA) no ano passado e a Toyota registrou 1.774, segundo o grupo de Ditlow. Durante o mesmo período, a Honda reportou 28, disse a entidade. No primeiro trimestre de 2014, a GM reportou 505, a Toyota enviou 377 e a Honda, seis, disse o centro.

 

 A Honda disse que compartilhará em breve os resultados de uma auditoria terceirizada sobre potenciais imprecisões em seus relatos escritos de ferimentos e mortes com a NHTSA. No mês passado, a empresa decidiu incluir as queixas verbais dos proprietários ou de seus representantes para tornar seus relatórios mais consistentes com os de outras fabricantes de veículos, disse a empresa em um comunicado enviado por e-mail.

 

 A Honda disse que compartilhará em breve os resultados de uma auditoria terceirizada sobre potenciais imprecisões em seus relatos escritos de ferimentos e mortes com a NHTSA. No mês passado, a empresa decidiu incluir as queixas verbais dos proprietários ou de seus representantes para tornar seus relatórios mais consistentes com os de outras fabricantes de veículos, disse a empresa em um comunicado enviado por e-mail.

 

 http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/17/honda-e-acusada-de-esconder-feridos-e-mortos-por-falha-de-airbags-nos-eua.htm

 

 

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 Nesta sexta-feira (31), a Toyota anuncia o início da exportação do Etios para o Paraguai e o Uruguai. Os dois países passarão a receber o modelo produzido na fábrica da montadora em Sorocaba (SP) a partir do mês de novembro, com o início das vendas em dezembro. Atualmente, o Etios é vendido no Brasil e na Argentina.

 Carro-chefe da marca no Brasil, considerando o acumulado no ano, o Etios será exportado na variação hatchback em sua versão XLS, sendo que o Uruguai receberá a versão gasolina, atualmente exportada para a Argentina, enquanto o Paraguai terá a versão Flex Fuel, a mesma que é vendida por aqui.

 

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 Atualmente, a fábrica de Sorocaba emprega 1.657 colaboradores e tem capacidade produtiva de 70 mil unidades por ano. Até o fim do ano, devido ao abastecimento do mercado local e da Argentina e por conta do início das exportações para Paraguai e Uruguai, a planta deve atingir a produção de 84 mil unidades.

 Recentemente reestilizado para a linha 2015, o Etios ganhou itens como ajuste de altura para o banco do motorista em todas as versões, Bluetooth (a partir da versão XS, em ambas as carrocerias) e central multimídia com navegador, TV Digital e DVD na versão Platinum (hatchback e sedã).


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 http://carplace.virgula.uol.com.br/carro-chefe-da-toyota-etios-comeca-ser-exportado-para-o-uruguai-e-paraguai/

 

 

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                                          Marca diz que não há falha de projeto, e que risco só existe se veículo sofreu colisão traseira ou lateral-traseira que deformou braço do eixo.

 

 A Volkswagen do Brasil abriu nesta sexta-feira (24) mais uma campanha de recall, desta vez envolvendo 31.894 unidades do sedã importado Jetta, ano-modelo 2011 a 2013, com motorização 2.0 flex. Segundo a montadora, os braços do eixo traseiro podem deformar em caso de colisão traseira ou lateral-traseira, comprometendo a durabilidade do componente.

  Se o dano não for detectado a tempo, a contínua utilização do veículo pode provocar a "ruptura súbita do braço e a perda de controle do veículo, com risco de acidente e danos materiais e físicos aos ocupantes e a terceiros". A fabricante ressalta que não se trata de uma falha do projeto ou de alguma peça. O chamado envolve unidades fabricadas entre 2 de junho de 2010 e 2 de julho de 2013.

 

 

 

 Confira os códigos de chassis envolvidos
  • Jetta 2011 2.0 Total Flex
    BM001374 até BM133813
  • Jetta 2012 2.0 Total Flex
    CM002149 até CM155939
  • Jetta 2013 2.0 Total Flex
    DM000158 até DM097942
  REPARO SÓ DEPOIS

 


  Concessionárias já estão disponíveis para agendamento e inspeção gratuita dos automóveis convocados. O serviço demora em média 30 minutos, mas não representará uma solução definitiva do problema, pelo menos por enquanto.

  A Volkswagen afirma que, para eliminar os riscos de acidente de uma vez, terá reforçar o braço do eixo traseiro com um novo componente interno. No entanto, a marca ainda está desenvolvendo a peça, e precisará de um segundo chamado para instalá-la nos carros em que a deformidade for detectada.

  Mais informações podem ser obtidas pel site  http://www.vw.com.br, ou pelo telefone 0800 019 8866. A montadora também informou que enviará cartas aos proprietários divulgando a ação.

 

 http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/24/volkswagen-chama-31894-jetta-por-risco-de-ruptura-do-eixo-traseiro.htm.

 

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