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 Eleito o Carro do Ano na Europa em 2014, o novo Peugeot 308 segue uma carreira de sucesso em sua terra natal. Com 5.675 unidades  comercializadas em maio – incluindo a versão station -, o modelo atingiu a terceira posição geral do mercado francês pela primeira vez  desde 2009.

 

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  O mês, aliás, foi excelente para a Peugeot: embora com apenas 702 unidades de vantagem em relação à rival Renault (26.034), a marca  do Leão liderou a disputa entre montadoras graças às 26.736 unidades e ainda emplacou três modelos entre os cinco mais vendidos –        além do 308, o 208 (2º, 6.834) e o 2008 (5º, 5.220).

 

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  A liderança coube ao Renault Clio IV (8.366), único modelo a superar a barreira das sete mil unidades. Sexta colocada, a atual geração da   Renault Scénic (4.438) superou as vendas acumuladas em 2014 de sua rival Citroën C4 Picasso II (4.263), que veio logo em seguida.

 

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 Auxiliado pela recente reestilização, o Peugeot 3008 (3.498) voltou a figurar no top 10 pela primeira vez desde agosto passado. Um dos  destaques do mês, o Opel Mokka (1.446) subiu para a 24ª posição, sua melhor colocação desde o lançamento

 

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 Único não-francês entre os primeiros colocados, o VW Golf (3.669), 13º em abril, saltou para a oitava posição e assumiu também a  liderança no acumulado do ano entre os estrangeiros.

 

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 http://carplace.virgula.uol.com.br/novo-peugeot-308-e-destaque-na-franca/

Falha atinge 2.869 unidades e torna o funcionamento das luzes de freio e de outros sistemas instável

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

04/06/2014 10h04 - atualizado às 12h01 em 04/06/2014

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CHEVROLET MALIBU (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

A Chevrolet anunciou hoje (4/6) mais um recall, dessa vez envolvendo 2.869 unidades do sedã Malibu dos anos 2010, 2011 e 2012. Segundo comunicado enviado pelo Procon de São Paulo, foi detectado um defeito no contato elétrico do chicote com o módulo de controle da carroceria.

O mau contato entre as duas peças torna irregular o funcionamento da luz de freio, do sistema de assistência de frenagem de emergência, dos controles de tração e estabilidade e do piloto automático, mas "sem prejuízo à frenagem do veículo". A falha, no entanto, pode gerar acidentes com potencial de lesões graves aos passageiros e terceiros. As unidades afetadas tem numeração de chassi entre AS217888 e CS163481.

A Chevrolet disponibiliza o telefone 0800-702-4200 para realizar o agendamento e o seu sitepara esclarecer possíveis dúvidas. O conserto dura cerca de 45 minutos e é gratuito, conforme exigido pela legislação.

 

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 Com o lançamento do novo Sandero 2015 marcado para os dias 30 de junho e 1º de julho, em Florianópolis (SC), a Renault corre com os preparativos para a chegada do modelo às lojas. Prova disso é que neste domingo, 1º de junho, a equipe de CARPLACE surpreendeu o hatch gravando o comercial de televisão em plena capital paulista, sem disfarce algum.

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 Pelo que vimos, não há realmente muito a esconder. Isso porque o modelo brasileiro, feito em São José dos Pinhais (PR), é praticamente idêntico ao que roda na Europa há um ano e meio. Além disso, suas maiores inovações, como o painel mais bem acabado e os novos equipamentos, como a central multimídia com GPS, já foram antecipados pelo novo Logan no ano passado.
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 O carro flagrado aparenta ser da versão topo de linha, que pode manter a nomenclatura Privilège do atual Sandero ou adotar a Dynamique do Logan. Traz detalhes cromados na grade e na região dos faróis de neblina, rodas de liga aro 15″, retrovisores com repetidores de seta e kit com saias dianteira, traseira e laterais. Se mantidos os preços próximos aos de hoje, como é a intenção da Renault, o novo Sandero deverá custar entre R$ 30.500 (1.0 16V básico) e R$ 44.500 (1.6 top). As versões automáticas, atuamente equipadas com câmbio de quatro marchas e motor 1.6 16V, deixarão de ser oferecidas. Futuramente, haverá uma nova transmissão automatizada de cinco marchas para os novos Sandero e Logan.
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 Na parte mecânica, nada de novidades por enquanto: o novo Sandero usará os mesmos motores 1.0 16V (77/80 cv) e 1.6 8V (98/106 cv) do Logan, sempre associados ao câmbio manual de cinco marchas. O que também não vai mudar é a estratégia da Renault para promover o modelo: na gravação do comercial, o Sandero estava com quatro adultos na cabine, dando a entender que a marca seguirá apostando no amplo espaço interno como diferencial do hatch perante à concorrência – agora com design mais bonito e acabamento mais caprichado.
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 http://carplace.virgula.uol.com.br/exclusivo-flagramos-o-novo-sandero-2015-na-gravacao-de-comercial/

 

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 O preço chama a atenção: um Audi A3 Sedan por menos de R$ 100 mil? Na verdade, menos de R$ 95 mil. Mas a principal pergunta: você compraria um sedã médio equipado com motor 1.4 de 122 cv? Se fosse um modelo de uma marca generalista, o preço e a potência seriam dois motivos para nem se pensar nesta possibilidade. Mas estamos falando de um carro produzido na Europa por uma marca premium que é referência em downsizing. Quer mais um argumento para dar atenção ao A3 Sedan 1.4? No Brasil, todos os modelos da Audi aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Quer saber mais? Então confira nossas impressões ao dirigir.

 

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 O QUE É?Oferecida por R$ 94.700, a versão de entrada do A3 Sedan tem como principal novidade o motor 1.4 TFSI de 122 cv de potência e torque de 20 kgfm disponíveis entre 1.500 e 4.000 rpm – ligeiramente diferente do propulsor presente no A1. A única transmissão disponível por aqui é a S-Tronic de dupla embreagem de sete velocidades com modo Sport. O visual externo é praticamente o mesmo da versão 1.8, com exceção das rodas de liga mais modestas, aro 16″, calçadas com pneus 205/55 R16.

 Com o modelo, a Audi aposta na tecnologia mecânica para conquistar consumidores que prezam mais pela condução do pelos mimos. Ainda assim, a lista de itens de série continua extensa, trazendo equipamentos como direção elétrica indexada à velocidade com amortecimento de torque capaz de compensar/corrigir automaticamente ventos laterais ou pista com desnível, ar-condicionado digital dual zone, freio de estacionamento eletrônico, controle de tração, controle de estabilidade com vetorização de torque, freios ABS com EBD, seis airbags, sistema start-stop, faróis bi-xênonio com ajuste automático de altura e lanternas traseiras de LED.

 

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 O acabamento interno permanece de alta qualidade, notável pela precisão dos encaixes na cabine e pelos materiais utilizados. Por outro lado, esse A3 traz bancos revestidos de tecido e um sistema de som mais simples. Embora tenha oito alto-falantes e potência de 80 Watts, não dispõe de conexão Bluetooth ou multimídia (como SD/USB ou iPod). Segundo executivos da Audi, clínicas mostraram que alguns consumidores preferem pagar menos pela “máquina” e não sentem falta de tais itens.

 Para os que sentirem falta, a Audi oferece o A3 Sedan 1.4 Attraction. Por R$ 99.900, o sedã traz o Audi Sound System (adiciona um amplificador que eleva a potência para 180 watts e mais um subwoofer central), Audi Music Interface (entrada SD Card e conexão iPod/iPhone ou USB via cabo), Bluetooth e volante multifuncionalem couro e com shift-paddles.

 

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 COMO ANDA?Sedã médio com 122 cv? Confesso que a minha expectativa era por um desempenho tímido. Ajusto o banco manualmente, os retrovisores elétricos e a altura e profundidade do volante. A posição de dirigir e o volante com ótima pegada me agradam. O interior, como já havia dito no A3 Sportback, parece simples, mas com o tempo você entende o conceito e a racionalidade de ter menos botões. A ergonomia geral é perfeita, inclusive para ajustar o fluxo das saídas de ar tipo turbina. Ligo o carro girando a chave (não há botão partida nesta versão), acelero por poucos metros e já noto: a saída é boa. Três pessoas, ar-condicionado ligado e o sedã se mostra ágil nas arrancadas para aproveitar uma brecha do trânsito paulistano. Logo as demais virtudes do modelo vão surgindo: suspensão confortável, rodar silencioso, direção elétrica precisa e excelente visibilidade.

 

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 Na rodovia, nem é preciso acelerar muito para ganhar velocidade. A sensação durante todo o trajeto é de que o carro parece ter mais potência. Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos, uma bela marca para meros 122 cavalos. Contribui também para este desempenho o (baixo) peso de 1.215 kg, resultado do uso do alumínio em algumas partes da carroceria. Graças também à sua aerodinâmica eficiente (Cx de 0,29), o nível de ruído é baixíssimo.

 Com o carro cheio, a única consideração a fazer seria numa ultrapassagem em subida, mas graças ao bom torque isso é feito com tranquilidade, reduzindo as marchas. Na estrada, a velocidade de cruzeiro pode ser bem acima dos 120 km/h legais, dada a segurança que o A3 transmite ao condutor. A suspensão consegue oferecer conforto e ainda assim deixar o sedã muito estável. Mesmo entrando forte em curvas, o sedã mantém a rota firme, sem necessidade de atuação do controle de estabilidade. Apesar de não ter o Audi Drive Select, que permite escolher os modos de condução, o A3 Sedan 1.4 se mostrou bem econômico. Rodando em trânsito congestionado na cidade e com o pé pesado na estrada, o computador de bordo indicava média de 14,2 km/litro ao fim do test-drive.

 

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 Andar no A3 1.4 também me levou à comparação direta com o Golf 1.4 TSI DSG. Afinal, este conjunto mecânico é basicamente o mesmo do hatch da VW. Mas ele deixaria a desejar por conta dos 18 cv e 5 kgfm a menos. De acordo com a engenharia da Audi, apesar do câmbio ser o mesmo, cada marca (mesmo sendo do mesmo grupo) aplica programações específicas. No caso do A3, a transmissão tem nove programas que são aplicados de acordo com a interpretação do tipo de condução. O resultado são trocas ainda mais suaves que no Golf. As respostas também parecem ser ainda mais rápidas. Sobre a potência, só é possível notar a diferença de uma forma mais contundente quando se exige mais do motor para uma ultrapassagem. Comparado a qualquer outro concorrente médio nacional, o conjunto do A3 Sedan 1.4 oferece mais agilidade e prazer na condução.

 QUANTO CUSTA?O visual agrada, a tecnologia também, e o desempenho surpreende. O preço para andar de sedã médio premium é de R$ 94.700. Sim, faltam mimos nesta versão de entrada, como Bluetooth, bancos de couro e até faróis de neblina. Mas, além do conjunto mecânico e plataforma modernos, leva-se a qualidade de construção, com solda a laser, os aços de alta tensão e a precisão do acabamento. Há também o 1.4 Attraction por R$ 99.900, que adiciona as borboletas e o som potente com mais conexões. Apesar da falta do GPS, esta versão atende com sobras a qualquer consumidor de sedã médio das marcas nacionais. E se quiser “corrigir” estes detalhes, há opcionais como teto-solar elétrico, bancos de couro e sensor de estacionamento, por R$ 10.000. Para ter o navegador GPS é necessário adicionar o o Rádio MMI Plus com sistema de navegação, por R$ 9.900. Bom, mas aí o A3 Sedan volta a ter preço premium.

 O veredicto? O novo Audi mostra que potência não é documento se aliado a um projeto moderno, com construção caprichada e apoio tecnológico. Resumindo, o A3 Sedan 1.4 me surpreendeu pelo desempenho, eficiência e prazer ao dirigir. Como já disse, é mais carro que muito nacional do mesmo segmento. Mas isso é assunto para uma outra reportagem…

Por Fábio Trindade
Fotos Divulgação

 Ficha Técnica: Audi A3 Sedan 1.4 TFSI 2015

 Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo, injeção direta, gasolina;Potência: 122 cv de 5.000 rpm a 6.000 rpm; Torque: 20 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm; Transmissão:câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira; Direção:elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira;Freios: discos nas quatro rodas com ABS e EBD; Peso: 1.215 kg; Capacidades: porta-malas 425 litros, tanque 50 litros; Dimensões: comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm.

 

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 http://carplace.virgula.uol.com.br/volta-rapida-audi-a-preco-de-corolla-a3-sedan-1-4-surpreende-no-desempenho/

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