Pouco mais de um ano após a estreia da seção “Carros para sempre”, que tem como objetivo resgatar um pouco do nosso passado automotivo, reunimos nesta retrospectiva 20 histórias publicadas em 2013. Relembre os preferidos clicando nas imagens abaixo.  

VW-Pointer-5-620x356

VW Pointer – belo, o “Escort da Volks” veio só de passagem

chevrolet-monza-5034d028cd364

Chevrolet Monza, o clássico dos anos 1980

Marea_01

Fiat Marea, um dos melhores nacionais da época, terminou quase esquecido

xr3-13-620x351

Refinado, Escort era pequeno grande carro

Puma_01-12-620x365

Puma marcou época como legítimo esportivo nacional

Chevrolet_Omega-2-620x386

Chevrolet Omega nacional foi “absoluto” em sua época

Volkswagen_SP2_01-5-620x373

Volkswagen SP2 foi eleito o “VW mais bonito do mundo”, mas teve vida curta

Vectra-GSi-41

Vectra GSi foi ícone de esportivo nacional nos anos 90

Mercedes-Classe-A-nacional-6

À frente de seu tempo, Mercedes Classe A nacional fracassou

Fiat-Uno-Mille-ELX-620x403

Uno Mille, a história do precursor dos “populares”

Fiat Brava, um belo italiano que teve vida curta no Brasil

VW Parati viveu o auge e o declínio das peruas

Fiat Tempra

VW Santana – A marca do povo em busca de luxo

fiat_uno_turbo_i.e-1

Conheça o legado esportivo do Fiat Uno

willys-rural-brazil-1965b

Rural Willys foi a precursora dos utilitários esportivos

Citroën Xsara trouxe luxo francês ao segmento médio

VW_Logus-8

Volkswagen Logus foi novo paradigma nos tempos da Autolatina

Simca Chambord, um francês de luxo no Brasil

Kombi, uma história de mais de 60 anos chega ao fim

 

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/retrospectiva-relembre-20-classicos-inesqueciveis-de-carros-para-sempre/

Modelo feito no Texas tem apenas 63 cm de altura e 1,26 m de comprimento

Satellite

 

O livro dos recordes (Guinness Book) é famoso por colecionar bizarrices. Vai do maior número de agulhas enfiada em na cabeça (2.009) até a maior coleção de patinhos de borracha (5.631). Pois o americano Austin Coulson deu um jeito de fazer parte deste seleto grupo.
Coulson criou o menor carro do mundo licenciado para rodar por estradas. O feito aconteceu no Texas. O modelo tem duas portas, quatro rodas, limpador de para-brisas, faróis retrovisores... enfim, todos os equipamentos mínimos de segurança exigidos pelas leis do estado americano.
O único problema é acomodar bem o seu ocupante. O carro tem apenas 1,26 metro de comprimento, 65 centímetros de largura e outros 63 centímetros de altura. Para se ter uma ideia, o Smart, que leva apenas duas pessoas, tem 2,7 metros de comprimento. É mais do que o dobro do tamanho do carro feito por Coulson.
Segundo o fabricante, o carro pode atingir até 40 km/h de velocidade máxima.

Fonte:http://revista.webmotors.com.br/terra/meu-carro-e-eu/menor-carro-do-mundo-alcanca-40-kmh/1333467220345

Projeto-de-lei-que-regulamenta-as-oficinas-mecnicas--aprovado-na-Assembleia-Legislativa-do-Estado-de-So-Paulo-620x360Medida atende à reivindicação do setor de reparação de veículos e representa importante conquista na visão do Sindirepa-SP, entidade que representa 15 mil oficinas do Estado de São Paulo, pleiteou a lei e contribuiu com informações para a elaboração do projeto de lei nº. 322/2008, de autoria do deputado estadual Major Olímpio, aprovado, no dia 18 de dezembro, data próxima ao Dia do Mecânico, comemorado em 20 de dezembro, garantindo mais um motivo para o setor celebrar.

 

O Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo),    que representa 15 mil empresas de reparação de veículos, comemora a aprovação do projeto de lei nº. 322/2008, de autoria do deputado Major Olímpio (PDT), que aconteceu nesta quarta-feira (18 de dezembro), antevéspera do Dia do Mecânico, celebrado no dia 20 dedezembro.

 

A medida, que regulamenta a abertura e o funcionamento de empresas de reparação de veículos, representa um significativo avanço para o setor que emprega, hoje, no Estado de São Paulo, mais de 300 mil profissionais. “É um pleito antigo do Sindirepa-SP. Acompanhamos de perto o trâmite que durou quase cinco anos e, agora, se torna realidade. Com certeza, trará muitos benefícios ao setor de reparação de veículos”, afirma o presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, Antonio Fiola.

 

O projeto de lei de 2008 regulamenta e padroniza regras para abertura e funcionamento de oficinas e serviços baseados em normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. “Com esta regulamentação, o consumidor também será beneficiado, com a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas empresas”, revela Fiola.

 

De acordo com o projeto de lei, as oficinas mecânicas deverão manter um responsável operacional pelos serviços executados que atenda aos requisitos da ABNT ou que tenha passado por treinamento de 400 horas ou dois anos de experiência comprovada. Os estabelecimentos terão de exibir em local visível os certificados e o atestado de legalidade sindical.

 

O projeto de lei foi vetado pelo governador, Geraldo Alckmin, em julho de 2011, e foi reapresentado e aprovado, no dia 18 dedezembro último, na Assembléia Legislativa. Apenas foram vetados os artigos 6º, 7º 10º e 11º e a expressão “após o que ficarão sujeitas às penalidades nela previstas” constante do artigo 9º.“Com isto, basicamente, o que foi retirado do projeto de lei refere-se à aplicação de multas, cujos valores seriam variáveis segundo a natureza e o grau da infração, cometido pelo proprietário ou responsável pela oficina mecânica ou estabelecimento assemelhado”, explica o deputado Major Olímpio.

 

Na sua visão, a aprovação do projeto representa um avanço na legislação do Estado de São Paulo, que poderá ser aperfeiçoado com o passar dos anos, contribuindo sobremaneira para evitar que panes decorrentes da falta de conformidade dos consertos resultem na potencialização de acidentes graves e ajudará a prevenir a população de riscos coletivos, decorrentes de acidentes de origem tecnológica.

 

Sobre o Sindirepa-SP - O Sindirepa-SP - Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo - criado com o objetivo de defender os interesses da categoria e promover o desenvolvimento sustentável do setor, já alcançou inúmeras conquistas, desde 1935, sendo reconhecido pelo governo federal e passou a ser representante legal da categoria em 1941.

Representando 15 mil oficinas no Estado de São Paulo, a entidade oferece serviços e busca por soluções para tornar as empresas da reparação cada vez mais competitivas no mercado é constante, por isso, a entidade firma diversas parcerias com instituições de ensino, consultorias e fornecedores de softwares e equipamentos, oferecendo aperfeiçoamento profissional e tecnológico e também na área jurídica.

Possui o Centro de Documentação e Informações, com banco de dados técnicos sobre aplicações de peças dos mais variados modelos e marcas de veículos, com o maior acervo da América Latina.

Recentemente, criou o Comitê de Política Setorial da Reparação de Veículos do Estado de São Paulo para traçar plano de ações que gera impacto positivo e promova a competitividade do segmento.

 

Fonte:http://versoassessoriadeimprensa.com.br/projeto-de-lei-que-regulamenta-as-oficinas-mecanicas-e-aprovado-na-assembleia-legislativa-do-estado-de-sao-paulo/

Janeiro: último mês para regularizar veículos referentes a 2013

 

inspecao-veicular

Quem possui carro registrado na cidade de São Paulo e ainda não fez a inspeção ambiental veicular em 2013 tem até 31 de janeiropara regularizar a situação do veículo. 


Com base no total de veículos que passaram pela inspeção em 2012, 77.723 veículos, incluindo carros, motos, ônibus e caminhões, estão atrasados com a inspeção referente ao exercício 2013. Desse total, 65.335 já passaram pela inspeção, porém ainda não foram aprovados. 
Toda inspeção precisa ser previamente agendada. É necessário ter em mãos o número do RENAVAM para a emissão da guia de pagamento. O agendamento e a guia estão disponíveis no site da Controlar (www.controlar.com.br). 
Após 72 horas do pagamento, o proprietário poderá ligar para (11) 3545-6868 ou entrar novamente no site e escolher o melhor local, dia e horário para realizar a inspeção. A vistoria pode ser feita de 2ª a sábado, das 7h às 19h, em um dos 16 centros de inspeção distribuídos por todas as regiões da cidade. 
Alertamos que o prazo da reinspeção gratuita para os veículos reprovados ou rejeitados também se encerra em 31 de janeiro de 2014
Vale lembrar que veículos que foram licenciados antecipadamente em 2013 também precisam passar pela inspeção para que o licenciamento de 2014 seja liberado.

 

Conecte-se com a gente!

Antes de sair, faça uma visita em nossas redes sociais!

Curta, compartilhe e faça parte da nossa história você também!

facebook azul youtube original

Oficinas Credenciadas

Área Restrita