Travamento incorreto da lingueta no fecho pode não oferecer proteção adequada. Veículos envolvidos são do modelo 2017, produzidos no fim de 2016.

Ford EcoSport (Foto: Divulgação) Ford EcoSport (Foto: Divulgação)

Ford EcoSport (Foto: Divulgação)

A Ford convocou nesta sexta-feira (24) recall de 9.078 unidades dos modelos Ka, Ka+ e EcoSport por uma falha no fecho dos cintos de segurança dianteiros e traseiros. As unidades envolvidas são do modelo 2017, produzidas entre 9 de novembro e 3 de dezembro de 2016.

De acordo com comunicado, a lingueta do cinto de segurança pode não encaixar corretamente em seu respectivo fecho, não oferecendo a proteção adequada aos passageiros. A solução é a troca dos fechos dianteiros e traseiros, serviço que leva aproximadamente 2 horas.

Veja os chassis envolvidos no recall:

 

  • EcoSport - entre H8608138 e H8631737
  • Ka e Ka+ - entre H8421589 e H8448524

 

O atendimento aos clientes terá início na próxima quinta-feira (2).

Ford Ka (Foto: Divulgação) Ford Ka (Foto: Divulgação)

Ford Ka (Foto: Divulgação)

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/ford-faz-recall-de-ka-ka-e-ecosport-por-problema-no-cinto-de-seguranca.ghtml

• Comunicado de recall aos proprietários dos veículos Chevrolet Sonic modelos 2012, 2013 e 2014.

A General Motors do Brasil convoca os proprietários dos veículos Chevrolet Sonic modelos 2012, 2013 e 2014 para agendar substituição do anel de vedação da bomba de combustível.

 

Data do início do atendimento: de imediato, mediante agendamento prévio.

 

Local de atendimento e agendamento do serviço: Rede de Concessionárias e Oficinas Autorizadas Chevrolet.

 

Componente envolvido: anel de vedação da bomba de combustível.

 

Razões técnicas: utilização de um anel de vedação da bomba de combustível fora da especificação técnica, durante um eventual reparo realizado em um dos componentes do tanque de combustível.

 

Riscos: em caso de capotamento, pode ocorrer vazamento de combustível que, em contato com chama externa, pode causar princípio de incêndio, com risco de lesões físicas aos ocupantes e a terceiros.

 

Solução: substituição do anel de vedação da bomba de combustível.

 

Essa campanha também abrange os proprietários que tenham adquirido na Rede Chevrolet a bomba de combustível, medidor de combustível ou anel de vedação isoladamente e que tenham realizado a substituição fora das concessionárias. Esses clientes também devem procurar a Rede Chevrolet para substituição do componente.

 

O serviço é gratuito e o tempo estimado para sua execução é de 1:10h (uma hora e dez minutos).

 

Fonte: http://www.chevrolet.com.br/servicos/recall/sonic-2012-ate-2014-anel-vedacao.html

Foi constatado um problema na soldagem no suporte do pedal de freio.

Unidades afetadas foram fabricados entre 20 de maio e 8 de junho de 2013.

Do G1, em São Paulo

Cobalt LT 1.8 tem poucas mudanças estéticas (Foto: Divulgação)
Cobalt LT (Foto: Divulgação)

A General Motors anunciou nesta sexta-feira (14) o recall dos modelos Onix, Prisma, Cobalte Spin. Segundo a fabricante, foi constatado um problema na soldagem no suporte do pedal de freio, comprometendo a ação de frenagem e causar acidentes.

De acordo com a GM, a ação envolve veículos que foram fabricados entre os dias 20 de maio e 8 de junho deste ano e abragem modelos . AoG1, a montadora afirmou que estão envolvidos na campanha 11.521 veículos para inspeção e verificação mas, "no máximo 180 unidades, poderão necessitar efetivamente do serviço de substituição do pedal de freio".

O atendimento do recall começa nesta sexta-feira (14) na rede de concessionárias Chevrolet. Na oficina o pedal do freio será verificado e, se necessário, substituído gratuitamente. O serviço deve demorar ao redor de 45 minutos e, por isso, a montadora recomenda que a revisão seja agendada. Para mais informações, a marca disponibiliza o telefone 0800 702-4200.

Confira a série de chassis dos modelos convocados

Onix e Prisma 2013
DG260034 a DG334810
Ano de produção: de 20/05/2013 a 8/06/2013.

Cobalt e Spin 2013/2014
DB323045 a DB335478 
EB104832 a EB111963
Ano de produção: de 21/05/2013 A 8/06/2013.

Caso na Justiça

O Ministério da Justiça informou ao G1 que iria notificar a General Motors para esclarecer queixas sobre o sedã Cobalt. No dia 5 deste mês, a Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar,exigindo que a montadora torne uma atitude em relação a problemas na pinça do freio do modelo relatados por proprietários à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do estado (Alerj).

A comissão diz ter reunido 58 reclamações sobre um defeito que provoca ruído no carro fabricado em 2012 e que um deles relatou que o carro ocasionalmente demora para frear completamente.

Consumidores se queixaram ainda de que o reparo realizado nas concessionárias consistiu apenas na aplicação de graxa (ou fita adesiva) em torno da peça. Após um período de uso, a avaria foi detectada novamente, relata a comissão, que decidiu entrar com uma ação civil pública no último dia 13 de maio e obteve a decisão provisória na 1ª Vara Empresarial do RJ.

Por e-mail, a GM afirmou ao G1 que "a empresa se ressalva ao direito de não comentar casos judiciais em tramitação até o seu desfecho".

Para valer, a liminar ainda precisa ser publicada no Diário Oficial do estado, o que deve ocorrer na próxima semana. Segundo a decisão, a montadora deverá, no prazo de 10 dias, anunciar em rádio e televisão, durante uma semana, informando o consumidor do possível problema no freio e de locais e horários de assistência técnica. Em caso de descumprimento, a pena é de multa diária de R$ 20.000. Também foi determinado que, caso seja constatado o problema no freio, a GM deveria realizar a troca ou reparo imediato e eficaz troca da peça defeituosa, sob pena de multa de R$ 5.000 por ocorrência.

“O consumidor tem o direito básico à segurança quanto aos produtos adquiridos, sendo dever do fornecedor, segundo artigo 8º do CDC, dar as informações necessárias e adequadas a respeito dos produtos colocados no mercado de consumo, os quais não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição. Destarte, não é razoável que o consumidor procure assistência técnica e receba atendimento paliativo e falho, o que ocorre inegavelmente quando, após a utilização normal do bem, verifica-se o mesmo problema”, justificou o juiz Luiz Roberto Ayoub, que concedeu a liminar.

Recall em 2011

O Cobalt foi alvo de um recall do pedal de freio em 2011, um mês depois de lançado, quando foram convocados todos os exemplares produzidos até então, um total de 2.108 unidades. Na época, a fabricante ressaltou que, dos carros produzidos, apenas 770 estavam em poder de clientes, enquanto outros 164 faziam parte da frota de uso da GM. As demais 1.174 unidades estavam nas concessionárias, em processo de faturamento, e seriam entregues aos futuros compradores com o pedal de freio já substituído.

 

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/06/gm-anuncia-recall-de-cobalt-onix-prisma-e-spin.html

Veja quais são os carros que têm o menor custo para conserto em caso de batida leve. Os dados são do Cesvi

São Paulo – O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) analisou a relação entre custo e facilidade de reparo de 33 carros ao longo de 2016. Segundo o ranking, os três modelos que foram mais baratos e fáceis de consertar no ano passado são fabricados pela Volkswagen: UP!, Cross UP! e o Novo Fox.

Carros mais fáceis e baratos para consertar permitem ao comprador economizar com o seguro, por exemplo, já que custos com reparos têm influência sobre o preço da proteção.

Como é elaborado o índice

Para chegar ao índice de reparabilidade, o Cesvi testa como cada modelo reage a uma batida leve. Colisões deste tipo correspondem a 75% das ocorrências registradas nas grandes cidades. O indicador varia de 10 a 60. Quanto menor a nota, mais fácil e barato é o conserto do carro.

Os carros foram analisados por solicitações das próprias montadoras. O estudo contempla veículos fabricados no Brasil, Mercosul e também importados. Estão excluídos modelos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2,300 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.

Confira nas fotos a seguir os dez modelos que receberam as melhores notas em 2016, segundo o Cesvi:

1º) Volkswagen UP!

Up! 0km x Duster 2014

Up! 0km (Divulgação/ Assessoria de imprensa da Volkswagen)

Índice: 10

Categoria: Hatch compacto

2º) Volkswagen Cross UP!

17 - Cross up!

Cross up! (Divulgação/Assessoria de imprensa da Volkswagen)

Índice: 10

Categoria: Hatch compacto off-road

3º) Volkswagen Novo Fox

Fox 0km x Corolla 2013

Fox (Divulgação/Sala de imprensa Volkswagen)

Índice: 16

Categoria: Hatch compacto

4º) Citroën Novo C3 Hatch

Hatch Citroën C3 Exclusive 1.6 16V com câmbio automático

Hatch Citroën C3 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Índice: 17

Categoria: Hatch compacto

5º) Toyota Etios Sedan

15 - Etios Sedan

Etios Sedan (Divulgação)

Índice: 17

Categoria: Sedan compacto

6º) Volkswagen Spacefox

Volkswagen SpaceFox 2013

Volkswagen SpaceFox (Divulgação)

Índice: 18

Categoria: SW compacta

7º) Volkswagen Novo Gol

Novo VW Gol

Novo VW Gol (Marco de Bari/ Quatro Rodas)

Índice: 19

Categoria: Hatch compacto

8º) Toyota Etios Hatch

12 - Etios HB

Etios HB (Divulgação)

Índice: 20

Categoria: Hatch compacto

9º) Peugeot 208

Peugeot 208

Peugeot 208 (Peugeot/Divulgação)

Índice: 20

Categoria: Hatch compacto

10º) Chery New QQ

1. Chery QQ

Chery QQ (Quatro Rodas)

Índice: 21

Categoria: Hatch compacto

Os modelos analisados pelo Cesvi foram: Volkswagen UP!, Volkswagen Cross UP!, Volkswagen Novo Fox, Citroën Novo C3 Hatch, Toyota Etios Sedan, Volkswagen Spacefox, Volkswagen Novo Gol, Toyota Etios Hatch, Peugeot 208, Chery New QQ, Chery Novo Celer, Volkswagen Nova Saveiro cabine simples, Volkswagen Nova Saveiro cabine dupla, Chery Novo Celer Sedan, Volkswagen Voyage, Chevrolet Onix, Chevrolet Prisma, Renault Sandero, Peugeot 2008, Ford New Fiesta, Citroën C3 Picasso, Suzuki Jimny, Nissan Novo Sentra, Peugeot 408, Ford Ecosport, Fiat Novo Uno, Fiat Grand Siena, Fiat Palio Fire, Fiat Bravo, Fiat Linea, Peugeot 308, Fiat Novo Palio e Citroën C4 Lounge.

Metodologia

Os veículos de uma mesma categoria passam por testes de impacto em baixa velocidade (15 km/h), nos quais há colisão da dianteira esquerda e da traseira direita.

Depois da batida, o carro é levado a uma oficina, onde são analisados os danos, o tempo e o custo do reparo, além dos preços das peças que terão de ser substituídas.

O conserto do impacto dianteiro tem 60% de peso no índice, enquanto a batida traseira representa 25%. O custo de uma cesta com 15 peças que costumam ser mais danificadas e o valor da mão de obra equivalem a 15% do cálculo.

 

Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/os-carros-mais-faceis-e-baratos-para-consertar-em-2016/

Divulgação
Fit 2012, uma geração atrás do carro atual, é um dos modelos envolvidos no chamadoimagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

Airbags da japonesa Takata voltam a gerar recall no Brasil

A Honda anunciou nesta segunda-feira (23) que 34.530 proprietários de Civic, Fit, City e Accord (ano e chassis na tabela abaixo) devem procurar uma concessionária da marca para fazer a substituição do insuflador do airbag do passageiro.

São 34.530 unidades envolvidas, do Civic mais antigo (2001 e 2002) ao Accord 2012, incluindo unidades de Fit e City do mesmo ano e até da clássica Gold Wing, moto de topo da empresa que também é equipada com airbags. Veja a tabela abaixo.

Este é mais um recall que envolve modelos equipados com bolsas de ar disparadoras de fragmentos metálicos da forncederora japonesa Takata. A Honda não é a única fabricante com airbags defeituosos -- o caso já envolve mais de 11 milhões de automóveis em todo o mundo.

Divulgação
imagem: Divulgação

 

O que acontece?

Foi constatado que em caso de colisão frontal de intensidade moderada ou severa, ou seja, quando é esperado o acionamento do sistema de airbag, pode haver o rompimento da estrutura do insuflador que, eventualmente, apresenta o risco de projetar fragmentos metálicos contra o interior do veículo.

Em situações extremas, o defeito pode causar, além de danos materiais, lesões graves ou até fatais aos ocupantes e/ou terceiros.

De acordo com a Honda, a substituição do item é gratuita e pode ser feita em qualquer concessionária da marca, a partir da próxima segunda (30). O pedido também se aplica aos Civic 2001 e 2002, mesmo aqueles que já foram reparados na campanha iniciada em julho de 2010 -- segundo a empresa, alguns insufladores consertados anteriormente podem sofrer degradação quando expostos às variações de umidade e temperatura.

A consulta à necessidade do reparo pode ser feita pelo site oficial da marca e o agendamento, pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento, cujo telefone é 0800 701 3432 (horário comercial).

 

Fonte: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/01/23/honda-chama-34610-fit-city-civic-e-accord-e-ate-moto-por-falha-de-airbag.htm

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