CORRETIVA X PREVENTIVA

 

Durante todos esses anos, trabalhando na manutenção automotiva, percebemos que o que traz a maioria dos clientes às oficinas é um sintoma apresentado pelo veículo, dentre os mais comuns, trepidações, ruídos, vazamentos, folgas, etc. Isto implica dizer que, a maioria dos motoristas de hoje em dia, aguardam a falha do componente, para ir até a oficina e trocá-lo. 
Esta é a definição de manutenção corretiva, ou seja, esperar o problema aparecer, para então corrigí-lo. Apesar de aparentar ser esta a atitude mais lógica, devemos pensar com mais cuidado, por exemplo: Será que devemos esperar um sistema de freios de um veículo falhar para que possamos fazer a manutenção deste sistema?
Este é um dos diversos exemplos que explica as vantagens de fazermos uso da manutenção preventiva, e não da corretiva. Levar o veículo na oficina para fazer revisões periodicamente é uma atitude coerente, e na maioria das vezes, baixa o custo total de manutenção do veículo, já que quando um determinado componente, já com desgaste, continua trabalhando, pode comprometer os demais componentes à sua volta. Um exemplo bem simples é o da pastilha de freio: Caso a pastilha de freio não seja trocada antes do material de atrito chegar ao fim, o disco de freio será danificado, ou seja, será necessário trocar o disco de freio e as pastilhas.
Em suma, a manutenção preventiva traz uma série de benefícios, já que as ações são tomadas antes da maioria das falhas aparecerem, aumentando a segurança para os usuários e, em muitos casos, baixando o custo total de manutenção do veículo.

• PNEUS

Muitas vezes os pneus de um veículo não recebem a devida atenção. Afinal, os pneus são a única parte do automóvel que está em contato com o solo (pelo menos deveria ser).
Para que os pneus estejam em boas condições de uso, eles devem estar sem bolhas em sua parede lateral, respeitando também o nível máximo dedesgaste indicado pelo fabricante.
O desgaste do pneu deve ser uniforme e precisa ser calibrado periodicamente com a pressão correta (indicada pelo fabricante do veículo).
Caso os pneus do seu veículo apresentem desgaste excessivo em um dos lados, leve-o até uma empresa de alinhamento técnico. Em alguns casos, certos componentes da suspensão podem estar comprometidos.

Seguem abaixo as tabelas de índices de velocidade e capacidade de carga dos pneus:

• DICAS DE MANUTENÇÃO

Borra de óleo no motor...hoje em dia, não é raro encontrarmos formação de borra no óleo dos motores dos veículos. Esta borra é ocasionada principalmente por: Contaminação do óleo por gasolina adulterada; Mistura de óleos de composições diferentes; Não efetuar a troca de óleo no intervalo recomendado. Selecione um posto de gasolina de confiança para abastecer o seu veículo, de preferência, abasteça sempre no mesmo. Caso seja necessário efetuar um abastecimento de emergência em um posto que não transmita confiança, coloque a menor quantidade possível de combustível, e guarde a nota fiscal.
Para completar o óleo do motor, utilize a mesma marca, a mesma composição e a mesma viscosidade do óleo que já está no motor. Por exemplo: Se da última vez que o óleo do motor do seu carro foi trocado, foi utilizado o óleo da marca X, Semi-sintético, 10 W 40, deve-se utilizar exatamente este mesmo óleo para completar. 
É importante que o intervalo de troca de óleo seja respeitado, sendo que este intervalo deve ser indicado sempre pelo fabricante do motor,nunca pelo fabricante do óleo.


Fonte: http://www.whauto.com.br/dicas.html

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