A Volkswagen confirma a produção de um hatch com ar de utilitário esporte e perfil esportivo, anunciado como “New Urban Coupé”, como parte de novos investimentos em suas fábricas do estado de São Paulo. O modelo, revelado no esboço acima, foi 100% desenvolvido no Brasil. Será produzido na unidade Anchieta em São Bernardo do Campo e também na Europa, o que é inédito na história da marca. O carro trará um novo sistema de central de áudio, também desenvolvido no Brasil, que será exportado pelo País e fabricado em outros locais. A VW anuncia “usabilidade intuitiva e alto nível de conectividade e personalização”.
As informações oficiais param aí, mas se sabe que o novo compacto será derivado do Polo, ocupará espaço abaixo do T-Cross e poderá se chamar T-Sport. É provável que mantenha a distância entre eixos do hatch (2,56 metros), enquanto o T-Cross nacional segue a do Virtus (2,65 m) para maior espaço interno. Espera-se o uso dos conhecidos motores MSI de 1,6 litro e TSI turbo de 1,0 litro, com opção de caixa automática de seis marchas.
Os investimentos da Volkswagen até 2020 somam R$ 7 bilhões, dos quais R$ 5 bilhões direcionados para as unidades paulistas (as outras ficam em Taubaté e São Carlos). As novidades incluem o conjunto de prensas, com capacidade de produzir quatro vezes mais peças por minuto que o anterior, e duplicação da linha de usinagem de virabrequins em São Carlos. A unidade Anchieta, a primeira da Volkswagen fora da Alemanha, fabrica hoje o Polo, o Virtus e a Saveiro. A de Taubaté produz Up, Gol e Voyage, enquanto em São Carlos são feitos todos os motores que equipam os carros nacionais. Juntas, as unidades empregam diretamente mais de 12 mil pessoas.