FIAT CONVOCA RECALL DE 113 MIL PUNTO E LINEA POR FALHA NO EIXO TRASEIRO

Eixo traseiro dos carros de 2009 a 2012 terá que ser substituído gratuitamente

por GUILHERME BLANCO MUNIZ

18/01/2017 16h12 - atualizado às 16h53 em 18/01/2017
Audi A1 x Citroën DS3 x Fiat Punto T-Jet (Foto: Fabio Aro)

Fiat detectou que 113.512 unidades dos modelos Punto Linea têm um defeito no eixo traseiro que precisa ser consertado em um recall para evitar acidentes. Os carros convocados são ano/modelo 2009 a 2012 e terão o eixo traseiro substituído completamente.

Conforme comunicado da montadora aos órgãos de defesa do consumidor, os reparos poderão ser feitos a partir do dia 26 de janeiro. Os veículos foram produzidos na fábrica da Fiat em Betim (MG) entre os dias 5 de janeiro de 2009 e 15 de junho de 2011. As unidades doPunto que foram convocadas têm numeração de chassis não sequencial entre 9BD11812191065435 e 9BD118181C1165352, enquanto as do Linea variam entre 9BD11056991505203 e 9BD11056CC1542284.

 

recall teve de ser convocado porque o eixo traseiro pode apresentar uma trinca, mais especificamente na borda da travessa desse eixo. Esse defeito surge em decorrência de uma falha no processo de produção da peça, durante a fase de cunhagem da borda do eixo. Em decorrência da trinca, os passageiros poderão ouvir ruídos excessivos, enquanto o motorista notará desalinhamento do volante e dificuldade de acelerar o carro até a velocidade desejada.Em casos mais graves, um dos pneus traseiros pode encostar na proteção plástica da carroceria.

Fiat Linea Sublime (Foto: Divulgação)

Essas situações aumentam o risco de acidentes em que motorista, passageiro e mesmo pessoas que estão fora dos carros poderão se machucar. Por conta disso, aFiat teve que comunicar o recall e providenciar o reparo gratuito.

Para esclarecer dúvidas e agendar os reparos, os donos dos carros convocados devem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 707 1000. Conforme determinado pela lei, os recalls são sempre gratuitos e não têm data limite para serem atendidos. Têm direito ao reparo os carros que não estão em dia com as manutenções periódicas e os que foram comprados semi-novos.

Direitos do consumidor

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

 

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/01/fiat-convoca-recall-de-113-mil-punto-e-linea-por-falha-no-eixo-traseiro.html

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